MENSAGEM DO PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS - CND/BRASIL
16/03/2023
Caríssimos irmãos diáconos e esposas, saúde e paz!
No dia 27 de fevereiro de 2023, fui a Brasília para resolver assuntos ligados à nossa CND e, também, participar da Etapa Continental Cone Sul, do Sínodo dos Bispos, com a participação de cinco países: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Quase duzentas pessoas, uma grade riqueza de conteúdos, que tenho certeza, vão ajudar na elaboração do subsídio que iluminará nossos bispos e outros participantes por ocasião da primeira seção que acontecerá em outubro deste ano.
Nós, enquanto organismo da igreja no Brasil, também contribuímos com sugestões e ideias em prol da nossa vocação. Pedimos o apoio do CELAM, no sentido de viabilizar a restauração do CIDAL - Centro Internacional do Diaconato na América Latina e Caribe, órgão de articulação dos diáconos permanentes na América Latina e Caribe, que há muito tempo não vem atuando neste sentido.
Retornei a Manaus no último dia 10 de março e já encontrei meu Alex internado em um hospital de Manaus (AM) e, no mesmo dia, fui deixar a mala em casa, e acompanhá-lo no hospital. Eu e a bella Cecília nos revezamos nestes dias na UTI, para dar todo apoio e o carinho que os filhos merecem. Estamos uma semana neste serviço.
Agora me encontro no aeroporto de Manaus com destino a Brasília (DF), muito triste por ter que viajar nestas circunstâncias. Cecília e os outro meus amados filhos vão se revezar no atendimento ao Alex, que logo estará em casa.
Hoje, os diáconos de nossa amada Arquidiocese de Manaus, farão uma celebração marcando os 20 anos do Diaconato Permanente em Manaus e no Estado de Amazonas. Como sou grato a Deus por tudo e pela iniciativa dos meus irmãos diáconos e esposas por esta homenagem histórica, marcante e, ao mesmo tempo, exigente que requer de todos nós um coração dócil e apaixonado pelo Cristo Servidor de todos. Infelizmente não posso estar presente.
Tem muita gente para lembrar e agradecer. Quero, na pessoa do Padre Olindo Furlanetto, nosso formador e grande incentivador do diaconato permanente em nossa arquidiocese, agradecer a todos aqueles que deram um pouco de si para que estivéssemos vivendo hoje esta realidade indescritível que a Graça de Deus nos proporcionou. Afonso, Armando, meus irmãos queridos e amados, vamos continuar na luta, o diaconato veio pra ficar, jamais vai retroceder, é obra do Espírito Santo, ninguém jamais deterá.
Bella Cecília, obrigado por tudo, Deus te recompensará com muitas graças e bênçãos os momentos de dor, tristeza, indiferença e até de violência que, junto com meus filhos tiveste que passar. Esse é o caminho do diaconato que se configura até no martírio se for preciso. Obrigado a todos e a tudo, espero todos em nossa Assembleia Geral no final deste mês.
Com gratidão,
Diácono Francisco S. Pontes Filho
Presidente da CND/BRASIL
Arquidiocese de Manaus.