Home | Publicação | MENSAGEM NATALINA DO DIÁCONO JOSÉ DURÁN Y DURÁN

Compartilhe:

MENSAGEM NATALINA DO DIÁCONO JOSÉ DURÁN Y DURÁN

22/12/2025

MENSAGEM NATALINA DO DIÁCONO JOSÉ DURÁN Y DURÁN

O diácono José Durán y Durán foi Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos Permanentes do Brasil - CND/BRASIL, e é assessor da atual Presidência.

NATAL: O AMOR QUE TRANSFORMA

O Natal é celebrado por mais de dois bilhões e seiscentos milhões de cristãos no mundo. O que representa um terço da população mundial. Qual é o natal que as pessoas vivenciam? Para a grande maioria é um feriado religioso, mas que se confunde com hábitos culturais de cunho laical, onde o que predomina são as árvores de natal, a troca de presentes, os espetáculos natalinos, boas e abundantes ceias e bebidas. Natal para os cristãos simboliza o início do projeto de uma sociedade nova, de uma realização plena da criação. O Natal nos lembra que Jesus veio para realizar a libertação dos oprimidos e injustiçados. Viver o Natal é ser agente de libertação.

O Natal não pode ser divorciado da realidade que vive a humanidade e o planeta. Hoje são mais de trezentos milhões de pessoas que sofrem com as guerras. Quase setecentos milhões que passam fome. Mais de trezentos milhões de migrantes. A metade da população mundial vive em países com graves violações da liberdade religiosa e em áreas de perigo das mudanças climáticas. Estas pessoas clamam por um Natal de paz; uma paz “desarmada e desarmante”; por pão em todas as mesas; por tolerância, respeito e convivência fraterna entre todas as religiões

Para os católicos, desejar Feliz Natal não pode ser apenas uma expressão social e costumeira desligada do seu potencial transformador. Não pode ser apenas um mote repetido a toda hora. Desejar um Feliz Ano Novo é propor uma mudança de paradigma; é um convite para um novo estilo de vida, para um engajamento profético para transformar o mundo em um espaço habitável e fraterno para todos.

A magia do Natal só pode acontecer se diminuirmos o consumo e aumentarmos a solidariedade. A magia do Natal e o advento de um Novo Ano consistem na transformação de um coração de pedra por um coração de carne. Superando a esclerose do coração incapaz de enxergar o que é bom, o que é belo, o que é a verdadeira felicidade.

Diác. José Durán y Durán

Natal de 2025 e Ano Novo 2026