Home | Publicação | NOVO MONUMENTO PARA DIÁCONO POZZOBON, AGORA EM TERRAS GAÚCHAS

Compartilhe:

NOVO MONUMENTO PARA DIÁCONO POZZOBON, AGORA EM TERRAS GAÚCHAS

12/12/2022

NOVO MONUMENTO PARA DIÁCONO POZZOBON, AGORA EM TERRAS GAÚCHAS

Ana Cláudia Pereira - Equipe de Comunicação de schoenstatt.org.br

Você já conhece o monumento em homenagem a João Luiz Pozzobon, em São João do Polêsine/RS? A estátua, que representa o iniciador da Campanha da Mãe Peregrina, está localizada em uma praça que também leva o nome do diácono e foi inaugurada no último mês de outubro. Construída na cidade em que João Pozzobon nasceu, a escultura tem o objetivo de homenageá-lo, por todos os quilômetros percorridos para levar às famílias a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Por isso, o diácono está retratado como o vemos nas fotos: caminhando e levando a imagem da Mãe e Rainha sobre os ombros.

Humberto Pozzobon, 80 anos, filho mais novo do diácono, esteve presente na cerimônia de inauguração do monumento. Na ocasião, ele afirmou: “Nosso pai foi um homem muito dedicado ao serviço de fé. Ele caminhou milhares de quilômetros para falar sobre a Mãe Peregrina, construiu casas a quem precisava e visitou muitas escolas e famílias. É certamente um grande reconhecimento no município em que ele nasceu”.

Essa é a segunda estátua em homenagem ao Servo de Deus João Pozzobon construída no Brasil. Em 2021, houve a inauguração de uma escultura em tamanho real do fundador da Campanha da Mãe Peregrina, junto ao Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias, em Garanhuns (PE).

Processo de beatificação

Atualmente, o diácono João Pozzobon está em processo de beatificação. De acordo com o padre Marcelo Aravena, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt e vice postulador da causa de beatificação, a documentação necessária está no Vaticano, na Congregação para as Causas dos Santos. O material foi reunido por uma comissão da Arquidiocese de Santa Maria (RS), onde o candidato à beatificação viveu, trabalhou e desenvolveu sua atividade apostólica. Agora, na fase vaticana, a documentação será estudada para a elaboração da posicio, uma biografia abreviada da vida do Servo de Deus.

O processo ficou interrompido no período de pandemia e foi reativado recentemente. “Isso também foi dito em comunicado do arcebispo de Santa Maria/RS, Dom Leomar Brustolin, que esteve em Roma, com o Papa Francisco no mês de agosto, durante a visita “Ad Límina Apostolorum”. Ele pediu para que nós acelerássemos o processo de João Pozzobon, há muito interesse, pois se tudo caminhar bem, João Pozzobon será o primeiro diácono permanente beatificado na história da Igreja”, ressalta padre Marcelo Aravena.

Possível milagre

Na Arquidiocese de Santa Maria/RS, está em fase de encerramento a pesquisa e estudo sobre o possível milagre realizado pela intercessão de João Pozzobon: a cura milagrosa, sem explicação científica, de um senhor que estava doente, após sua esposa recorrer à intercessão do Servo de Deus. Caso a posicio seja aprovada na fase vaticana, o milagre entrará na fase final do processo de beatificação.

Nós podemos contribuir para a beatificação de João Luiz Pozzobon, lendo sobre ele (sugestão de livro: “Herói hoje, não amanhã”), divulgando sua vida, pedindo sua intercessão e tendo-o como amigo espiritual e companheiro e caminhada.

(Com informações de Diário SM e site da Campanha da Mãe Peregrina)