Home | Publicação | O Sim e o Não a Deus em cada dia!

Compartilhe:

O Sim e o Não a Deus em cada dia!

01/10/2018

Padre Antonio Clayton Sant’anna, CSsR

Sim e não, duas palavras curtas nas línguas ocidentais. Três letras em geral. Elas se implicam e se repelem!

Ao pedir qualquer coisa aos outros, podemos ser atendidos ou não. Tendo o poder de aceitar ou negar o que se pretende, o Sim e o Não exigem transparência nos interlocutores. A Bíblia é o livro do SIM e do NÃO. Houve o sim divino criador da vida, do mundo colocando tudo o que existe a serviço do homem e da mulher, criados à imagem e semelhança de Deus e em liberdade serem parceiros na felicidade dele. Infelizmente houve o pecado e o SIM de Deus foi negado pelo orgulho e desobediência humana. O NÃO era absoluto e irremediável. Mas, fiel a si mesmo, Deus disse o SIM redentor e a humanidade conheceu Jesus: o Filho, o Sim eterno do Pai!

Jesus é taxativo: seja o vosso falar sim, sim; não, não! (Mt 5,37). O sim e o não nos interligam com o eterno. Em cada dia e momento no sim a Deus testemunhamos a fidelidade. Nas suas palavras e promessas, Ele é fiel a nós e vai comunicando de mil modos aqui e ali a sua verdade e sua vontade amorosa. Nas relações com os demais, sim e não criam expectativas de negócios, projetos, comunicações ou mesmo conversações banais. Com sinceridade ou camuflando segundas intenções. Já nas relações com o Deus de Jesus Cristo, nunca existe meio termo. Nem graduação entre o mais e o menos, o sim é sim e o não é não sem nuanças. Com Deus é tudo ou nada. Dizaer não a Ele, o Senhor absoluto da vida, é descartar seu amor na escolha do mal e do pecado. São Pedro nos recomenda: “que em todas as coisas Deus seja glorificado”.

Responder sim a Deus nos compromete sempre e assusta porque exige coragem e discernimento, põe dúvidas, pede renúncias difíceis para assentirmos conscientemente na responsabilidade que envolve palavras tão curtas! E quando é necessário dizer “não” aos outros, aos nossos gostos, tendências e prazeres, isto pode ser o sim consciente. Por exemplo, desagradar ideologias da moda, contrariar o politicamente correto na cultura do momento e até perder as chances de bem-estar. Os “sins” e os “nãos” estão em conflito por aí nos contatos ae novidades., conflitando com os interesses das pessoas.

Na obediência da fé, os discípulos de Jesus devem continuar a adesão ao querer de Deus. O sentido da pessoa de Maria, no seguimento do Filho, vem do seu sim totalmente oblativo de si. Na função de mediadora especial e única subordinada aos mistérios de Cristo, ela disse “sim” na fé, esperança e caridade. Do seu FIAT nasceu Jesus, que é o sim puro e total de Deus e nosso. Por isso dizemos: Amém! Assim seja! (2Cor 1,20).

Fonte: revista de Aparecida, Outubro de 2018