Home | Publicação | O verdadeiro Amor

Compartilhe:

O verdadeiro Amor

17/06/2020

O verdadeiro Amor

Nesta terça-feira, (16), celebramos com toda a Igreja a XIª Semana do Tempo Comum, o Evangelho que a liturgia nos propõe a partilharmos é de Mateus, capítulo 05, versículos de 46 a 48.

Os versículos que vamos refletir hoje, pertencem ao desenvolvimento das bem-aventuranças, que marcam o sermão da montanha, ‘código de ética’, dado por Jesus como caminho para fazermos o encontro pessoal dom o reino de Deus.

A partir de interpretações, de fragmentos tirados do contexto (erro grave), nasce uma dedução errônea do amor: aos amigos, a amizade; aos inimigos, o desprezo. Se levarmos isso ao pé da letra, sempre estará em nossa volta, muitos amigos, mas também muitos inimigos, o que pode gerar uma situação desconfortável, que colocaria em xeque a amizade, a confiança e até mesmo o amor.

Iniciamos no versículo 43 com a definição de amor que era circunscrito a religião, a raça e restrito ao círculo de amizade do amante e do amado, um tipo de amor limitado, não que este limite fosse imposto pelo mandamento antigo, mas pela dureza do coração humano. Vejam a resposta de Moisés quando questionado sobre a lei do divórcio: “Ele lhes disse: foi por causa da dureza dos vossos corações que Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres: mas no começo não era assim” (Mt 19, 8), esta dureza de coração gerava um amor que servia ao propósito da época, mas que já era sinal da presença de Deus na caminhada do povo, e ao mesmo tempo, um tipo de proteção para que a caminhada não sofresse interferências estranhas ao projeto de restauração, que conduzisse o homem as suas origem. “Ouviste o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo [...]” (Mt 5, 43).

Jesus veio com a missão de nos mostrar o verdadeiro amor, e debelar qualquer dúvida sobre a justiça e a caridade, a quem devemos amar e qual a intensidade deste amor quando nos chama a perfeição e confirma um dos mais belos mandamentos ditado por Deus a Moisés para que fosse dito a toda comunidade: “[...] Sede santos, pois Eu Sou santo, Eu, o Senhor. Vosso Deus” (Lev 19, 2).

A missão de Jesus é transformar o coração do homem, cumprindo assim o que foi profetizado e anunciado por Ezequiel: “Eu vos darei um coração novo e porei em vós um espírito novo; tirarei de vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne” (Ez 36, 26), por isso Jesus pede que se pratique o exercício do amor, reativando a musculatura da caridade e da oração, o que não é fácil para um coração cheio de egoísmo, mas para que sejamos chamados de filhos de Deus como Ele proclama nas bem-aventuranças: Felizes os que agem em prol da paz; eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5, 9) é preciso rezar, por aqueles que nos perseguem e amar nossos inimigos: “Eu porem, vos digo: Amai vossos inimigos e orai pelo que vos persegue, a fim de serdes verdadeiramente filhos do vosso Pai que está nos céus, pois ele faz nascer seu sol sobre os maus e os bons, e cair a chuva sobre os justos e os injustos” (Mt 5, 44-45).

Por defender estas posições, Jesus, nosso mestre, foi muito perseguido, justamente pelo povo judeu que devia acreditar e reconhecer o senhorio de Jesus como salvador, condenaram-lhe a morte, porém a resposta de Deus foi a confirmação da glorificação do Filho, que justifica a resposta de Jesus na cruz, que foi o perdoar seus algozes e com sua oração, salvou um daqueles que foi crucificado ao seu lado: “[...] Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem [...].Jesus Lembra-te de mim, quando vieres como rei. Jesus lhe respondeu: Em verdade eu te digo, hoje, estarás comigo no paraíso. (Lc 23,34-43).

E, para finalizar, Jesus chama a cada um de nós a perfeição, fazendo-nos entender que isto é possível, basta tê-lo como centro de nossa vida, viver o amor, o respeito e a caridade, fazendo a nossa parte, sendo sacramento de amor para o próximo, fazendo do irmão nosso próximo. “Vós, portanto, sereis perfeitos, como é perfeito o vosso Pai Celeste. (Lc 5, 487).

Que a benção de Deus Pai todo Poderoso, rica em misericórdia, desça sobre você e sua família, e que a Semente da Caridade cresça e frutifique em sua vida e de sua família.

Referencias bíblicas: tradução TEB

Diácono Artur Pereira

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Arquidiocese de Teresina