Home | Publicação | “O zelo por tua casa me consome” (Jo 2,17)

Compartilhe:

“O zelo por tua casa me consome” (Jo 2,17)

05/01/2014

“O meu coração aqui vou deixar, não ligue se acaso eu chorar...mas agora, adeus!

 

Já com gostinho de saudade, mas agradecidos a bondade de Deus, ao conceder a oportunidade a nós confiada, em colaborar com solicitude e esmero no trato da coisa religiosa. Quase três anos se passaram e a sensação do dever cumprido é sentida no palpitar do coração e nas manifestações de apreço e carinho; nos abraços incontidos e alongados; nas lágrimas copiosas e agradecidas; num misto de tristeza e alegria de nossos paroquianos e de setores de nossa arquidiocese, que nestes dias manifestaram solidariedade e espírito fraterno. E, olha, que são inúmeros! Graças a Deus! Como temos certeza, neste momento, de que servimos a Deus nesta Igreja particular. Deus é prioritário, e na prioridade a confiança, e na confiança a providência infalível do amor do Pai. Quem ama sua comunidade sente a manifestação e encontra o tempo devido para se dedicar a ela. Se não encontra é por que não a ama...Se acovarda, foge, se indispõem com ela.

Confessamos os momentos assustadores, dos primeiros acontecimentos que nossa família vivenciou. Mas, foi maior a vontade de servir e nos doamos, fomos agraciados, encontramos motivação e espírito conciliador numa comunidade viva, cheia de esperança e com vontade de mudar. Membros de pastorais, jovens dispostos a se reencontrarem com os valores do Evangelho de JESUS, comunitários de braços abertos e com ajuda de nossa Senhora do Carmo, que, por sua mão nos levou a servir nesta paróquia; de mãos dadas e em mutirão fazer o melhor, com a certeza estampada nos rostos decididos e convictos que a mudança era um bem maior a ser perseguido com coragem e sabedoria, num ambiente perfeito para a experiência alegre da fé, nunca rejeitado, o que seria um desastre para o nosso Ser diaconal, revestido no ministério e para o ministério do serviço. O nosso espírito diaconal é a mística, dele tudo flui; tudo concorre; tudo renova; tudo fortalece; tudo edifica; como fonte de água viva que jorra pela obra para edificar a Igreja de JESUS, ao reafirmar o nosso voto de obediência e fidelidade aos nossos pastores, conscientes e livres. Como estamos felizes e agradecidos, conscientes por estarmos exercitando estas virtudes evangélicas no arder de nossos corações neste tempo oportuno e de Graça em que fazemos uma experiência renovada do amor de Deus no Caminho de lembrança memorável do encontro do Mestre ressuscitado com os seus, que abrasava o coração dos discípulos no partir do pão para eles. A grande certeza: ELE ESTÁ VIVO NO MEIO DE NÓS!


Um eterno obrigado a todos os irmãos e irmãs, minha esposa Cecília e meus filhos, aos irmãos diáconos e esposas desejando a todos um Feliz Ano Novo, repleto de harmonia e PAZ duradoura e no amor que nos une em Jesus Cristo nosso Senhor.

Seja Deus a nossa força!

Diácono Francisco Salvador Pontes Filho e família.

Vice-presidente da Comissão Nacional dos diáconos-CND

Manaus/Am, 05 de janeiro de 2014, na festa da Epifania do Senhor Jesus.