Home | Publicação | PRESIDÊNCIA DA CND ENVIA MENSAGEM AO ARCEBISPO DE BELO HORIZONTE POR OCASIÃO DE ORDENAÇÕES DE 7 DIÁCONOS

Compartilhe:

PRESIDÊNCIA DA CND ENVIA MENSAGEM AO ARCEBISPO DE BELO HORIZONTE POR OCASIÃO DE ORDENAÇÕES DE 7 DIÁCONOS

12/02/2021

PRESIDÊNCIA DA CND ENVIA MENSAGEM AO ARCEBISPO DE BELO HORIZONTE POR OCASIÃO DE ORDENAÇÕES DE 7 DIÁCONOS

A Presidência da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), pelo seu presidente diácono Francisco Salvador Pontes Filho (Chiquinho), enviou mensagem ao Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte (MG) dom Walmor Oliveira de Azevedo, por ocasião da Celebração Eucarística na qual foram ordenados sete diáconos permanentes, atingindo o número de 100 diáconos na Arquidiocese. Leia abaixo, na íntegra.

COMISSÃO   NACIONAL   DOS    DIÁCONOS

Exmo. Revmo.

Dom WALMOR OLIVEIRA DE AZEVEDO

M.D Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte (MG)

Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Graça e Paz!

Estimado e querido Dom WALMOR OLIVEIRA DE AZEVEDO, a COMISSÃO NACIONAL DOS DIÁCONOS (CND) se une ao senhor, ao clero e ao Povo de Deus da Arquidiocese de Belo Horizonte–MG, para elevar a nossa prece de louvor e gratidão a DEUS, por ocasião da ordenação de sete novos diáconos permanentes, na Catedral Cristo Rei, no dia de hoje, tendo como lema: “EU VIM PARA SERVIR” (Mc 10,45).

Pela ordenação, os diáconos são constituídos como sinal vivo de Cristo Servo e enviados à comunidade numa atitude de servir e de plena comunhão com o bispo e, através dele com o presbitério. É ministro ordenado da Igreja e, então, membro da hierarquia com o bispo e os presbíteros. O diácono se caracteriza pela sua sensibilidade para com os pobres e sofredores.  Percebe situações de injustiças, vai ao encontro dos injustiçados para servir e salvá-los, “lavando-lhes os pés”, nem que possa custar a sua vida. Foi assim com os profetas, com Jesus Cristo, o Servo de Javé, e será com todos os seguidores do Senhor e Mestre.

Rogamos ao Senhor da messe e pastor do rebanho que os diáconos permanentes desta ARQUIDIOCESE, sejam iluminados pelo Espírito Santo e animados pelo apelo constante do Papa Francisco e dos nossos Bispos, como discípulos missionários numa Igreja em saída, presente e próxima em cada periferia existencial e geográfica desta Arquidiocese de Belo Horizonte–MG.

Parabenizamos os novos diáconos Fábio de Brito Gonçalves, Giuscarlos Soares Rocha, Márcio Assunção de Paula, Marcos Daniel Machado, Normando Martins Filho, Paulo da Silva Reis e Rubens Pereira Lima, o clero e as suas famílias pelo sim generoso para o serviço do Evangelho, vivendo a dimensão da PALAVRA, LITÚRGIA e CARIDADE. Parabenizamos também pelo número de 100 Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Belo Horizonte. O cumprimentamos por acreditar no Diaconado Permanente.

Que São Lourenço, diácono e mártir, e Nossa Senhora da Piedade, padroeira desta Arquidiocese, intercedam por nós, em nossa vida e missão.

Manaus (AM), 11 de fevereiro de 2021.

Em união e prece,     

Diác. Francisco Salvador Pontes Filho

Presidente da Comissão Nacional dos Diáconos