Home | Publicação | REABERTA A ESCOLA DIACONAL DA DIOCESE DE COLATINA (ES)

Compartilhe:

REABERTA A ESCOLA DIACONAL DA DIOCESE DE COLATINA (ES)

07/12/2022

REABERTA A ESCOLA DIACONAL DA DIOCESE DE COLATINA (ES)

Após um amplo processo de reflexão e escuta de suas forças vivas, a Diocese de Colatina (ES) promove a reabertura da Escola Diaconal São Filipe. Nas palavras de Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Bispo diocesano, “ser diácono não é simples, pois pressupõe entrega, preparo, aceitação e muita maturidade na fé” (Orientações e normas para o diaconato da Diocese de Colatina, pág. 01, 30/11/22), e por isso mesmo há de se investir compatível energia e dedicação na formação desse ministro ordenado, para que ele seja de fato um reflexo do Cristo Servidor no meio da Igreja.

Tomando como base as Diretrizes para o Diaconato Permanente da Igreja no Brasil (CNBB Doc. 96), bem como as Normas Fundamentais para a Formação dos Diáconos Permanentes da Congregação para a Educação Católica, a Diocese promoveu uma reformulação ampla, trazendo assim luzes e novos ares tanto para a estrutura pedagógica e metodológica, quanto para a preparação pastoral dos candidatos. Além disso foram melhor apresentados e bem definidos os critérios e pré-requisitos que os candidatos deverão apresentar, para poderem ser indicados pelos respectivos párocos a participarem do processo de discernimento vocacional, o qual antecede o ingresso efetivo do candidato na Escola Diaconal.

De maneira clara e estruturada a Diocese de Colatina estabeleceu margens e definiu rotas seguras para o bom andamento da Escola Diaconal, bem como critérios e objetivos nas várias dimensões do processo formativo pelo qual deverão passar os candidatos. Em termos práticos, após o devido processo vocacional, os candidatos ingressarão na Escola para o chamado Curso Propedêutico (uma espécie de introdução). Durante o período de no mínimo um ano, além dos estudos, o aspirante ao diaconato receberá o acompanhamento da Equipe de Formadores da Escola Diaconal e de seu pároco, que acompanharão o seu desenvolvimento e supervisionarão continuamente o processo vocacional. Após o Propedêutico, àqueles que obtiverem a aprovação da Equipe de Formadores da Escola Diaconal, serão encaminhados para um período Formativo de três anos, de modo a trabalhar as seguintes dimensões: Espiritual, Intelectual, Eclesial-comunitária, Pastoral-missionário, Humano-afetiva.

Essa louvável iniciativa de Dom Lauro certamente muito contribuirá no crescimento da Igreja Particular de Colatina, sobretudo na experiência e na disseminação da Caridade como expressão do Amor de Deus entre os homens.

Que Nossa Senhora da Saúde derrame suas bênçãos sobre os formadores e colaboradores da Escola Diaconal São Felipe, bem como aos homens que a ela serão submetidos em preparação ao primeiro grau do ministério ordenado da Igreja.

Foto 1: Catedral Sagrado Coração de Jesus; Foto 2: Instituto IESIS, onde funcionará a Escola Diaconal.

Colaboração: Diáconos José Wander e Getúlio José Salles.