Home | Publicação | Reflexão para a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe - palestra do padre Fidel Oñoro, cjm

Compartilhe:

Reflexão para a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe - palestra do padre Fidel Oñoro, cjm

23/11/2021

Reflexão para a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe - palestra do padre Fidel Oñoro, cjm

 A centralidade de Jesus Cristo e da sua Palavra na nossa ação pastoral

México, 22 de novembro de 2021

Padre Fidel Oñoro cjm

 Deixe-me começar com uma pergunta elementar, mas decisiva. Porque estamos aqui? O
que é que chama e marca esta Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, sempre
em comunhão com toda a Igreja? Porque estamos aqui? Por que tudo o que temos existe? Por que existe a Palavra de Deus?
Por que existe uma Igreja? Por que somos chamados? Por que falamos sobre missão? Por
que nos envolvemos no discernimento da comunidade? De onde veio? Qual é a fonte? O
que é fundamentalmente proposto?

Estamos aqui porque existe um projeto, um projeto que nos precede. Esse projeto
maravilhoso é a vontade divina. O projeto divino não são coisas pequenas: aquilo para onde me mandaram, que me
mandaram fazer isso, que me designaram para esta ou aquela missão. Tudo isso obedece
a uma realidade fundamental: o plano salvífico de Deus.

Em que consiste? Nisso Deus nos chama para compartilhar sua vida e felicidade. Deus nos chama para estar
com ele, para falar com ele, para viver sua vida, para trabalhar com ele. Essa vida em
plenitude, que resiste à morte; aquela alegria transbordante, porque é o amor que abraça e
eleva, ela nos é oferecida por um chamado. A partir daí tudo nasce. Essa é a nossa: fazer parte, saber ler e traduzir esse projeto.

Desse ponto de vista, tudo é visto a partir do plano salvífico de Deus. Sem esse plano de salvação de Deus, a Igreja não existiria. Ekklesía é o encontro de todos nós que respondemos ao chamado e nos tornamos uma única família, aqueles de nós que caminhamos juntos contemplando o mesmo horizonte, cada um desde a sua particularidade, dialogando com ele, deixando-o ser o Senhor, o Kyrios , e colaborando em seu projeto com todas as nossas energias.

Por que existe teologia? A teologia não é chamada a inventar coisas, mas a criar um diálogo entre esta experiência de fé e cultura, culturas. Seu objetivo é interpretar, ler os sinais, desenvolver aquele plano de salvação de Deus. Por que existe moral? Porque somos chamados a um modo de viver segundo o desígnio salvífico de Deus e esse estilo nos dá identidade. Por que existe uma liturgia? Porque esse plano salvífico de Deus deve ser celebrado como
uma memória viva. Por que existe pastoral? Porque a missão da Igreja é dar concretude em todos os níveis do humano, no indivíduo e na comunidade da pessoa. A pastoral acompanha, canaliza todas as energias para que o plano salvífico de Deus seja
realizado.

O pastor da Bíblia em primeiro lugar é Deus. Ele se fez conhecido como tal em uma jornada, conduzindo seu povo ao longo da estrada do deserto, de uma terra a outra. Ele fez isso chamando os servos para compartilhar sua visão, para comunicar seus critérios para fazer a jornada juntos. A pastoral é sempre um exercício de caminhada, um êxodo. A palavra "êxodo" em grego significa partida. A pastoral é sempre exodal e seu objetivo é traçar o horizonte, estimular os
passos, superar os obstáculos, acompanhar os saltos qualitativos. E no êxodo, ouvir sempre se traduz em rota. É o que Moisés e depois todos os profetas
fazem, ouvem e traduzem em caminhos, caminhos abertos, caminhos de Deus. Deus os conduziu falando a linguagem da vida, para a mesma história que precisava ser interpretada. E o próprio Deus se torna um viajante. Há um detalhe que está no cerne do Salmo do Pastor, é a frase que dá sentido a tudo: “Ki Attah Inmadi”, pois tu estás comigo, porque andas ao meu lado (Sl 23,4). O orante personaliza o «immadi», a seguir dirá
comunitariamente «conosco», o imanuel (Is 7,14).

E dando um salto gigantesco, temos que dizer que, porque existe um plano de Deus, existe encarnação. Todas as vozes dos profetas vieram juntas em uma palavra, naquele que é a Palavra. O plano de Deus é que Deus entre e entre no mundo vivo. Essa é a encarnação. A centralidade está na encarnação, nessa humanidade abençoada carregada do divino. E Cristo reúne toda a humanidade e a entrega ao pai. Ele sai do Pai e vem ao mundo, sai do
mundo e nos leva ao Pai (Jo 16,28). De novo, êxodo, sempre em fuga.
1 Coríntios 15: Jesus Cristo reúne tudo e entrega ao Pai, como uma presença viva.
João 13: 1: Ele nos conduz ao Pai no caminho da Cruz como humanidade redimida.

Por isso, na plenitude dos tempos, tudo se passa em torno de Jesus. Tudo, absolutamente btudo. Jesus é a Palavra, ele não só tem palavras, ele é a Palavra. Jesus Cristo é o Evangelho e o Evangelho é Jesus Cristo. Todos nós os conhecemos de cor, mas deixe-me relembrar brevemente. Ele vem de Deus,
ele nasceu em Belém, ele vive na Galiléia. Ele passa entre nós fazendo o bem, pregando as boas novas do Reino, ganhando terreno do mal.
O narrador do Evangelho de Lucas chama este caminho de Jesus de "êxodo" (Lc 9,31). O evangelho nos conta o passo a passo de Jesus em uma série de encontros com pessoas que clamam - muitas vezes sem palavras - suas necessidades mais profundas. Corpos prostrados, deficientes, abusados ou negados; portadores de doenças incuráveis, pessoas sem estética pessoal; mães e pais desconsolados pela perda de seus filhos, mulheres com vida feliz, ladrões de colarinho branco, meninos malignos, pessoas sem direitos e abusadas, autoridades corruptas e imorais, pessoas ricas mas sem responsabilidade social, enfim, aquele reverso do história que nem sempre se quer ver.

Uma profunda convicção ecoa em cada etapa do caminho missionário de Jesus: A vida de cada pessoa vale muito, deve ser salva! (Lk 5,32; 6,9; 13,16; 15.7.10.32). Esse é o projeto criativo, libertador e de aliança de Deus. O evangelho explica o impacto, o impacto profundo de Jesus. Sem dúvida, podemos dizer que Jesus sempre foi uma pessoa tremendamente fascinante. Gritos de alegria e louvor se ouvem à medida que passam porque o missionário de Nazaré
se deteve diante de cada um - um a um! - para mostrar o quanto são importantes para Deus e para fazê-los sentir de maneira concreta a força do seu amor transformador de tudo errado, onde a vida é negada. "Deus visitou seu povo!" (7,16), as pessoas gritavam e com razão. Esse é o seu caminho como evangelizador. Os discípulos foram chamados a compartilhar sua vida e sua missão, essa mesma missão. No final do Evangelho, Jesus ressuscitado, no
dia da Páscoa, diz-lhes: “Vós sois as minhas testemunhas” (Lc 24,48). Esse testemunho não se limitou a relatar o que viram e ouviram, mas tiveram que aprender a fazer um exercício que lhes custou lágrimas: aprender a ler a cruz. É a grande lição para os caminhantes de Emaús.
Quem aprende a ler a cruz a partir da experiência do Ressuscitado é aquele que pode anunciar Jesus Cristo. Esse é o treinamento fundamental do discípulo missionário. A cruz não só denuncia o quanto a violência humana é capaz de matar inocentes, Jesus a transformou em um lugar de transformação que desce às profundezas do mal que extingue toda a vida. E isso nos dá uma nova maneira de olhar a história, de interpretá-la, de acompanhá-la a partir de um anúncio fundamental de esperança. Atrás de cada cruz, uma ressurreição é anunciada, uma nova possibilidade, ainda mais completa. A cruz pascal dá-nos uma gramática, com ela lemos a história que vivemos e vislumbramos o novo horizonte ao qual somos chamados. Ele nos dá uma olhada e nos dá um programa. Discípulo missionário não é aquele que denuncia os sinais da morte, é aquele que também sabe reconhecer os sinais do êxodo, da
vida nova que brotam, ainda que às vezes pareçam imperceptíveis.

Os tempos de crise também são tempos de beleza porque eles são criadores. Nós confiamos. Sempre é possível algo novo a cada momento da história.
E é aí que as Escrituras entram. Que lugar as Escrituras ocupam? É o livro que temos por perto para procurar frases inspiradoras e colorir os documentos
pastorais que elaboramos? Claro que não. A Sagrada Escritura está situada em um horizonte vital. Porque existe esse plano de salvação de Deus, a Bíblia existe. Sem esse plano de salvação de Deus, a Bíblia não existiria ou não teria muito a dizer. Cada página da Escritura abre janelas de observação e compreensão mais profunda. A Bíblia é o testemunho escrito da leitura que o Povo de Deus aprendeu a fazer na história, sempre sob a influência do Espírito Santo. A Bíblia nos tira do analfabetismo espiritual. Porque com o nosso único olhar seríamos apenas profetas da desgraça, ressentidos com o peso do mal que nos oprime. É com ela que lemos os códigos da intervenção criadora, libertadora e sempre construtiva de Deus na nossa história. Com ele temos luz para perceber os caminhos do Espírito dentro das tribulações que vivemos. É o que se diz sete vezes às comunidades em torno do Apocalipse de João, perseguidas por seu testemunho profético: “O Espírito diz às Igrejas”. Não apenas as comunidades do último livro do Novo Testamento e da Bíblia. Todos, em todos os lugares, nos dizem que existe uma potencialidade dessa precariedade. Todos eles repetem a mesma convicção à sua maneira: Somos uma Igreja apaixonada por Jesus, que não joga o poder, que sabe que só tem força e capacidade transformadora na história quando se torna humilde e autêntica, quando se
torna serva sem pedir nada em troca. Essa é a paixão por Jesus e pelo projeto.

Como Paulo diz a uma de suas comunidades mais entusiastas, mas com pessoas muito fogosas dentro dela: verifique, avalie-se se você está realmente em sintonia com Jesus. Não pela boca, mas com atitudes que mostram sua identificação com Jesus. «Tende os mesmos sentimentos de Cristo Jesus» (Fl 2,5).
Τοῦτο φρονεῖτε ἐν ὑμῖν ὃ καὶ ἐν Χριστῷ Ἰησοῦ Sentimentos aqui não se referem a impulsos emocionais. O termo grego “froneo”, também verbo, significa apropriar-se das opções de Jesus: aquele que não se agarrou ao bem-estar que a sua condição divina lhe podia dar, mas se rebaixou, esvaziou-se, tornou-se homem, tornou-se pobre, escravo dos escravos, pobre dos mais pobres, como um deles, e se esvaziou na cruz até a morte. Pensar com Jesus, sentir com Jesus, agir com Jesus, fazer nossas as opções que os Evangelhos e o resto do Novo Testamento nos descrevem.

Se quisermos fazer um exercício que valha a pena esta semana, temos que ouvir a Palavra. Ouvir todas as outras realidades que vivemos na América Latina pode encontrar uma saída se as abordarmos a partir deste primeiro e fundamental registro: o projeto de Deus. Não estou tentando dizer que nossas análises da realidade não sejam importantes. O que quero dizer é que precisamos de uma gramática para ler a vida, perceber os caminhos do Espírito e apoiá-los em uma ação pastoral mais vigorosa, com a coragem dos mártires, com a visão dos profetas, com a inteligência espiritual de aqueles que construíram comunidades alternativas no meio do mundo desde o início. Para servir ao Reino, você deve primeiro ouvir o rei. Se não vamos fazer coisas
interessantes, mesmo exaustivas, como aconteceu com Marta de Betânia, irritada ela foi a Jesus para dar ordens, em vez disso sua irmã havia entendido que o primeiro culto era ouvir, era deixar Jesus ser o Mestre e o Senhor .

Poderíamos dizer com o Evangelho de João: "No princípio o Verbo" (Jn 1,1). Coloque a Palavra no início desta assembleia, de cada dia da nossa vida, de cada etapa que inauguramos. Este é o exercício do qual a Igreja na América Latina se tornou pioneira, desde as comunidades eclesiais de base e em todos os níveis, com a leitura popular da Bíblia e da Lectio Divina adaptada a todos os âmbitos da vida eclesial. Partimos da realidade, sim, mas também partimos da Palavra. Comece pela palavra. A PBL, e esta assembleia é uma experiência concreta dela, consiste em fazer circular o Evangelho por todas as veias da Igreja, para que o corpo seja vital, para que mantenha a sua identidade fresca, para que tenha o vigor de Jesus, para que sigam o projeto divino adiante com novos passos. Este é o princípio e o fundamento: É por isso que hoje a palavra de Jesus nos acompanha e continuará a acompanhá-la: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam" (Lc 8,21).

Este é o impulso desta histórica Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. Ouvir é o início de cada ato, de cada ação, de cada pensamento. Só ouvindo a Palavra podemos perceber o que Deus nos diz e nos pede, podemos vir a descobrir a nossa missão e a que somos chamados. Partir da escuta da Palavra torna o nosso caminho seguro, porque o torna um caminho de comunhão com o projeto do Pai e com os desejos dos nossos irmãos. Ouvir, meditar, fazer entrar em nós a Palavra, permite-nos agir em sintonia com a sua vontade. Ouvir assim deve traduzir-se em novos rumos, dando voz aos sentimentos de quem ousa sonhar. Viver segundo a sua Palavra é ser feliz, porque é fazer parte de um projeto maior e mais elevado do que qualquer coisa que possa existir na terra e em nossas vidas. A Igreja ouvinte é a Igreja em caminho exodal, desmantelada, peregrina, aprendiz, sempre discípula, grata, auscultadora da vida que quer nascer, que escuta o que bate nas pessoas, nas coisas, mas sobretudo de Deus. Como diz Paulo aos sacerdotes de Mileto: Recomendo-os à Palavra. "Recomendo-vos agora a Deus e à palavra da sua graça, que é poderosa para edificar e dar herança a todos os que são santificados" (Atos 20:32)
Não é que a Palavra seja colocada em nossas mãos, é o contrário, somos colocados em suas mãos para nos orientar. E eu te convido a pedir hoje com Salomão: "Dá-me, Senhor, um coração que sabe ouvir." Permitam-me terminar com um breve convite que o Papa Francisco nos fez no EG 266, onde se nota o eco de Aparecida. É um forte convite a colocar Jesus Cristo e a sua Palavra no centro de uma ação pastoral: “Não é a mesma coisa ter conhecido Jesus como não conhecê-lo, não é a mesma coisa andar com ele do que tatear, não é o mesmo poder ouvi-lo do que ignorar a sua Palavra, não é o mesmo para poder contemplá-lo, adorá-lo, descansar nele, que não o poder fazer. Não é a mesma coisa tentar construir o mundo com o seu Evangelho do que fazê-lo apenas com a própria razão. Sabemos bem que a vida com Ele se torna muito mais plena e quevcom Ele é mais fácil encontrar sentido em tudo. É por isso que evangelizamos " É o que vamos fazer esta semana.