Home | Publicação | RELATÓRIO DE GESTÃO - 2019 / 2023

Compartilhe:

RELATÓRIO DE GESTÃO - 2019 / 2023

04/04/2023

RELATÓRIO DE GESTÃO - 2019 / 2023

RELATORIO DE GESTÃO - 2019 - 2023

PRESIDÊNCIA:

Diác.  Francisco Salvador Pontes Filho, Presidente

Diác.  Julio Cesar Bendinelli, Vice-presidente

Diác.  José Oliveira Cavalcante, Secretário

Diác.  Hamilton dos Santos Nascimento, Segundo Secretário

Diác.  Antonio Oliveira dos Santos, Tesoureiro

Diác.  Rozinaldo Mota Trovão, Segundo Tesoureiro

 

Brasília/DF, 31 de março de 2023.

 

Vocação: Graça e Missão - Corações ardentes, pés a caminho.

 

            A Comissão Nacional dos Diáconos do Brasil - doravante designada pela sigla CND, é uma instituição eclesiástica vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, cujas diretrizes seguem e estão relacionadas com a Comissão Episcopal Pastoral que a CNBB lhe designar, na qual os diáconos do Brasil expressam e concretizam, no plano nacional, a comunhão hierárquica com os presbíteros e os bispos, na edificação do Corpo de Cristo, que é a Igreja. (Estatuto CND, Art. 1º).

 

“Se é vontade de Deus, um único homem pode mover o mundo inteiro”. (Diácono João Luiz Pozzobon).

 

            Caríssimos irmãos diáconos e esposas, meus amigos e minhas amigas, saúde e Paz!

            Ao iniciarmos a nossa gestão, verificamos que, para acompanhar e dar suporte a um novo momento da CND/BRASIL, precisaríamos estabelecer metas e realizar muitos ajustes necessários e relevantes para um bom andamento do nosso Organismo. A comunicação entre nós, diáconos e esposas, com a igreja e a sociedade precisava ser melhorada em todos os aspectos.

            Pensando nisso, resolvemos fazer um investimento com melhorias em nosso site e demais mídias no sentido de adaptá-los e modernizá-los, com ferramentas de tecnologia, tão indispensáveis na atualidade. Nosso Boletim “Diáconos”, também sofreu mudanças e adaptações, com nova diagramação, permitindo à Presidência, os Regionais e CDDs, partilhar uma quantidade de conteúdo a serem publicados em nosso Boletim Informativo e em nossas outras mídias. Houve um aumento significativo de informações. Passamos a ter visibilidade e conhecimento de muitas atividades e serviços, principalmente, nos âmbitos social e pastoral, que não tinham o devido reconhecimento e valorização.

            A igreja e a sociedade precisam saber o que são e o quem fazem os nossos diáconos, dentro daquilo que lhes é específico no ministério. Estamos muito mais conectados, o número de acessos em nossas mídias fala por si só. Manter isso é imperioso, prioritário.

            Sempre pensando na visibilidade e numa credencial eclesial que permitisse aos nossos diáconos serem reconhecidos em outros ambientes eclesiais no Brasil e no mundo, foi elaborado uma nova carteira de identidade diaconal, com excelente estética e mecanismos de segurança que podem ser acessados em qualquer lugar do mundo, atestando assim, sua autenticidade em questão de segundos.

            Com o objetivo de divulgar cada vez mais a nossa vocação e responder as muitas perguntas que nos fazem em nosso dia a dia, foi criado o Momento CND, como forma de responder a tais indagações e, ao mesmo tempo, dar visibilidade de nosso serviço e nossa vocação. Esta experiência precisa ser cultivada e amadurecida cada vez mais com o empenho daqueles que vierem a assumir esta ferramenta que aproxima a todos. Vale a pena ressaltar a Semana São Lourenço, que teve a finalidade de abordar temas e reflexões por ocasião dos festejos de nosso patrono.

            Orientamos durante esta gestão para que todos os regionais se empenhassem na construção e elaboração de seus estatutos, possibilitando reconhecimento legal e jurídico, favorecendo a aquisição de CNPJ próprio, conta bancária, possibilidade de firmar convênios e outros.

            A promoção da Literatura Diaconal em nosso meio é muito importante e precisamos incentivar cada vez mais irmãos diáconos a escreverem mais sobre o Diaconato na igreja. Temos hoje uma maior variedade de obras já publicadas e muitos outros irmãos preparados precisando de apoio para tal.

            Mensalmente fazíamos contato com os presidentes de Regional e presidentes de CDD´s, no sentido de acompanhar e verificar eventuais dificuldades, preocupações, oferecendo sempre apoio e nos colocando à disposição dos irmãos diáconos no que fosse preciso. Estabeleci uma comunicação direta com os nossos diáconos e suas esposas, através de mensagem escrita e alguns em modo de vídeo de forma periódica, levando as notícias, conquistas e demais informações relevantes de nosso cotidiano.

            Atualizar o nosso cadastro nacional e inscrever novos diáconos na CND/BRASIL, passou a ser uma prioridade para nós. Quando assumimos o nosso mandato éramos 3.396 diáconos inscritos na CND/BRASIL. Não havia uma preocupação no sentido de deslindar esta equação tão importante para resolver de fato a questão da quantidade de diáconos no Brasil. Nossas respostas sempre eram imprecisas neste quesito quando éramos questionados no tocante a quantidade de inscritos no Brasil. É preciso informar eventualmente à igreja dados atualizados e o mais próximo da realidade da quantidade de diáconos no país para fins estatísticos e outros. Hoje terminamos a nossa gestão com 4.743 diáconos inscritos na CND/BRASIL, com 1.347 novos diáconos inscritos. É, com certeza, o maior número de filiações consignadas em uma única gestão. Mérito de todos nós!

            O número de Dioceses com a presença de diáconos até o presente momento é de 207, das 279 circunscrições eclesiásticas no país. Assim sendo, há 72 dioceses que não tem a presença de diáconos permanentes.  Desse número, algumas dioceses começaram o processo formativo recentemente e logo estarão ordenando seus primeiros diáconos e esse quadro mudará consideravelmente.

            Durante nossa gestão foi possível acompanhar o número de ordenações diaconais permanentes nas mais diversas dioceses e prelazias. Em 2019: 264; 2020:151; 2021: 408; 2022: 364; 2023: 47 ordenações. O total de diáconos ordenados nesses últimos anos é de 1.234. Os diáconos que partiram para casa do Pai nesses últimos anos, somaram 148. Desses, 68 acometidos pela Covid-19.

            Nossa anuidade, que mantem a dinâmica do nosso Organismo, precisa ser feito um trabalho de conscientização em nossos regionais e comissões diocesanas com a finalidade de obter resultados mais consistentes e expressivos visando a sustentabilidade e o funcionamento de nossas atividades. Como é do conhecimento de todos ao longo desses últimos anos, tivemos que reduzir o valor de nossas anuidades, para atender nossos irmãos diáconos em dificuldades financeiras, principalmente por ocasião da pandemia.

            Elaboramos planilhas financeiras que demonstraram mensalmente a evolução ou não das contribuições de cada regional. Em alguns casos, regionais grandes e bem financeiramente, a contribuição é simplesmente irrisória, pífia, preocupante e, até inexistente. Acredito muito na capacidade e seriedade dos irmãos que assumiram recentemente esses regionais.  Os irmãos que contribuem não chegam a 20% do tal de inscritos. Isto precisa mudar consideravelmente ou poderemos inviabilizar financeiramente no futuro a articulação de nossa Comissão, o que seria inaceitável. A CND/BRASIL não poderá deixar de existir, jamais! Ela sempre será o nosso elo e referencial de representação, comunhão, unidade e fraternidade. É uma conquista!

            Com relação a nossa vida financeira, sempre publicamos os nossos balancetes em nosso site para que todos os irmãos pudessem ter acesso à nossa movimentação. Esta prática vem sendo adotada desde que eu era tesoureiro da CND. Nossa tesouraria sempre muito atenta e zelosa com os gastos, orientando sempre no sentido de uma maior transparência e eficiência em nossas despesas. Um estudo precisa ser feito na próxima revisão estatutária que contemple essa questão e muitas outras que carecem de ajustes, mudanças e alinhamentos, inclusive nos percentuais a serem estipulados na questão das anuidades.

            Celebramos alguns convênios com a finalidade de proporcionar benefícios aos irmãos diáconos: Edições CNBB, aquisição de livros e outros produtos com até 40% de descontos; Faculdades UNINTER e CLARETIANOS, graduação e pós-graduação para os diáconos inscritos na CND/BRASIL, familiares e escolas diaconais que carecem de estrutura para formação intelectual de seus aspirantes ao diaconato, com preços especiais, bem acessíveis; Apostolado Litúrgico com descontos em seus produtos; Editora Paulus; Estola e Cia.

            Estabelecemos contato permanente com os presidentes de regional e CDD´s e com diáconos individualmente em localidades remotas do país, por telefone e outros meios de comunicação. Acompanhamos muitos diáconos enfermos desde antes da pandemia, durante a pandemia e depois da pandemia. Em alguns casos com ajuda financeira para cirurgias, compra de cestas básicas, medicamentos e outras ajudas.

            Apoiamos o Regional Leste III, na criação do serviço de atendimento psicológico aos irmãos diáconos do regional e, também de outros regionais. Este serviço tem sido de grande ajuda pós-pandemia. Muitos diáconos e familiares enfrentam sequelas e transtornos após serem acometidos pela Covid-19 e outros problemas de ordem psicológica que carecem de acompanhamento e outros tipos de terapia. Este gesto de amor aos irmãos diáconos e seus familiares não pode, de forma alguma, sofrer problema de continuidade. É imperativo que este projeto tenha a participação de mais irmãos diáconos ou familiares seus formados nesta área, que possam ampliar este atendimento tão necessário.

            Apesar da pandemia, visitamos alguns regionais, acompanhando suas assembleias, encontros, atividades e ordenações. Visitamos a Diocese de Santa Maria (RS), acompanhados de nossos irmãos do Regional Sul III, com intuito de conhecer a vida e obra do Servo de Deus diácono João Luiz Pozzobon e nos colocarmos à disposição no sentido de ajudar e acompanhar todo o processo de beatificação e, posteriormente, sua canonização.

            Nosso Espaço Físico em Brasília “Diácono João Luiz Pozzobon”, nossa casa, nosso sonho, nossa meta, saiu do papel e do nosso imaginário para ser uma grande realidade. Com o apoio da CNBB, da Arquidiocese de Uberaba, com a nossa live nacional e a determinação de todos os diáconos e esposas, benfeitores, conseguimos a aquisição da sede própria da CND/BRASIL, com 2 salas no Edifício Venâncio II, localizado na Asa Norte em Brasília (DF), já toda reformada e parcialmente equipada para dar suporte às reuniões da presidência, reuniões do Conselho Consultivo e as reuniões ampliadas da CND/BRASIL.

            Estivemos presentes em algumas ordenações diaconias e posses de alguns bispos em nosso país. Realizamos algumas campanhas humanitárias, arrecadando recursos financeiros, para atender irmãos desabrigados em alagações e outras tragédias naturais, no sul da Bahia, norte de Minas Gerais, São Paulo e Petrópolis no Rio de Janeiro. Em alguns casos com a ajuda da Cáritas Nacional.

Ajudamos com recursos financeiros obras sociais coordenadas por diáconos permanentes em alguns lugares no país.

            Por ocasião de nossa última Assembleia Geral não Eletiva, em Aparecida (SP), acolhemos duas solicitações de emenda ao nosso Estatuto, que versava sobre o retorno da reeleição para os cargos da presidência e a possibilidade da CND/BRASIL firmar convênios com outros segmentos da sociedade, que vise beneficiar os diáconos do país. Formalizei pedido de homologação ao Conselho Permanente da CNBB, onde tramita no setor jurídico e canônico aguardando parecer final para ser apreciado e votado em reunião do Conselho Permanente em momento oportuno.

            Participei do Sínodo para Amazônia, como auditor, onde tivemos a oportunidade de discursar em plenário, deixando registrado nos anais do Sínodo a nossa mensagem e algumas preocupações e sugestões que nos parecem ser pertinentes e necessárias. O encontro com o querido Papa Francisco, momento importantíssimo em que falei sobre a vida e ministério do Diaconado no Brasil, enfocando a situação da vida pastoral e social dos diáconos permanentes na Amazônia e a tímida presença da vocação diaconal naquela região, ficando ele surpreso com o número pequeno que lhe apresentei. Sugeri a ele que falasse desta realidade aos bispos que ali estavam. Quando da publicação da Exortação Apostólica Querida Amazônia, quando fala do ministério ordenado e, em especial, a vocação do diácono permanente, é possível verificar com clareza uma referência da conversa que tivemos (Número 92).

            Por último, pedi ao santo Padre que gravasse um vídeo com uma mensagem aos diáconos de todo Brasil, onde ele nos exorta a não nos clericalizarmos.

            Foram muitas as mensagens ao longo destes últimos anos:

- Mensagens por ocasião de nomeações, posses, aniversários dos senhores bispos ou de suas dioceses.

- Mensagens por ocasião das nomeações dos senhores cardeais.

- Mensagens por ocasião de ordenações diaconias permanente.

- Mensagens de apoio ao Santo Padre o Papa Francisco e, também de aniversário.

- Participamos das comemorações dos 70 anos da CNBB, em Aparecida/SP.

- Parabenizamos todos os organismos (CRB, CNIS, CNLB, CNP, CND), por ocasião da celebração da vocação de cada um.

- Participação efetiva no IV CONGRESSO VOCACIONAL DO BRASIL, em APARECIDA-SP. Pela primeira vez o Diaconado do Brasil se fez presente, tendo o Diác. José Gomes Batista realizando Palestra e coordenando oficina sobre o Discernimento Vocacional do nosso ministério.

- Participamos da Equipe que elaborou o Ano Vocacional do Brasil.

- Participamos da 10ª. ASSEMBLEIA NACIONAL DOS ORGANISMOS DO POVO DE DEUS, promovida pela CNBB, como integrante da equipe de coordenação e elaboração da mensagem final.

- Participamos do 18º CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL EM Recife (PE).

- Participamos da ASSEMBLEIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E CARIBE/CELAM, de forma virtual.

- Participamos de todas as Assembleias Gerais da CNBB.

- Participamos de todas as reuniões do Conselho Permanente e Conselho de Pastoral da CNBB.

- Participamos da Etapa Continental, Encontro do Cone Sul, do Sínodo dos bispos 2021/2024, que reuniu cinco países, Brasil, Argentina Chile, Uruguai e Paraguai. Éramos sete diáconos permanentes.

Nesta oportunidade sugerimos a recriação do Centro Internacional do Diaconato na Amárica Latina (CIDAL), com o apoio do CELAM, como órgão de articulação e promoção da vocação dos diáconos permanentes na América Latina e Caribe e a participação dos diáconos permanentes no próximo sínodo.

            Nos encontramos recentemente com representantes da ACN Brasil (Ajuda à Igreja que sofre), numa conversa bastante amigável, que envolve uma parceria duradoura, onde tivemos a oportunidade de falar sobre o diaconato no Brasil e, também, conhecer esta instituição pontifícia que tanto ajuda a igreja no Brasil e no mundo.

            Meus irmãos e minhas irmãs, foram tempos de dores e sofrimento, angústias, sombras, mas, contudo, tempos de grandes conquistas, alegrias, parcerias, visibilidade, comprometimento, serviço, fraternidade, solidariedade, altruísmo, aproximação, respeito, transparência, cuidado, valorização, resgate, restauração, comunicação, dever cumprido e, acima de tudo, percebemos e mergulhamos na mística e na dinâmica da sinodalidade como nos exorta o Santo Padre o Papa Francisco.

            Fiz-me ouvidor, baseei a minha conduta na escuta, fui mais um com os irmãos, não deixei nenhum irmão sem uma palavra, sem uma resposta, sem uma mensagem, mesmo aqueles poucos mais exaltados, coloquei o meu coração para dialogar, escutar, amar e servir.

            Agradeço a minha família, meus amados filhos, a bela Cecilia, guerreira como sempre, que se agigantou antes e durante estes quarenta e dois anos de matrimônio e vinte anos de ministério diaconal feliz e não perfeito.

            Agradeço ao Papa Francisco, com que estive por duas oportunidades (Jubileu dos diáconos permanentes; Sínodo para a Amazônia), a CNBB (Mensagem), a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (Mensagem), a Arquidiocese de Manaus (AM), o Regional Norte l,  os meus irmãos de presidência, aos irmãos membros do Conselho Consultivo, Econômico e Fiscal da CND/BRASIL (Mensagem), meus irmãos das nossas assessorias (mensagem),  nosso colégio de ex-presidentes, aos senhores diáconos e esposas que aqui estão, àqueles irmãos que não puderam vir, os colaboradores desta casa que gentilmente nos acolhem nestes dias de Assembleia. Agradeço a manifestação carinhosa do irmão diácono Jorge Vargas do Uruguai e, também do Regional Sul III.

     O presente inesperado que a graça de Deus me concedeu: vou ser avô novamente!

      Que a bênção do Senhor nos alcance a todos, ao mesmo tempo em que nos confiamos às Santíssima Virgem Maria, à intercessão dos Santos Diáconos e do Servo de Deus diácono João Luiz Pozzobon. Gratidão a tudo e a todos! Na Vocação: Graça e Missão. Corações ardentes, pés a caminho. No Cristo Servo!

       Muito obrigado, e até breve!

 

Diácono Francisco S. Pontes Filho

Presidente da CND/BRASIL

Brasília/DF.