Home | Publicação | RETIRO CANÔNICO C0NTOU COM MAIS DE 90 DIÁCONOS DE NATAL

Compartilhe:

RETIRO CANÔNICO C0NTOU COM MAIS DE 90 DIÁCONOS DE NATAL

04/08/2025

RETIRO CANÔNICO C0NTOU COM MAIS DE 90 DIÁCONOS DE NATAL

Os diáconos Permanentes da Arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte, do Regional Nordeste 2, realizaram o seu retiro canônico nos dias 01, 02 e 03 de agosto de 2025, no Convento de Ipuarana, em Lagoa Seca, Paraíba. Ao todo, participaram 92 dos 95 diáconos inscritos, parte dos quais fez a viagem em ônibus fretado pela Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD Natal) e outra parte irá por meios próprios.

Durante o retiro, os Diáconos receberam uma mensagem do Arcebispo, Dom João Santos Cardoso na qual ele destaca vários aspectos. Entre eles, Dom João diz: “A Palavra que vos acompanha nestes dias – o relato dos discípulos de Emaús (Lc 4,13-35) – é também a imagem de nossa própria missão. Como aqueles discípulos, somos homens em caminho, muitas vezes atravessados por dúvidas, cansaços e incompreensões, mas sustentados pela promessa do Senhor que caminha conosco, mesmo quando não o reconhecemos de imediato”.

A missa de abertura do retiro ocorreu no Santuário Diocesano da Divina Misericórdia, situado na Comunidade Cuités, na região metropolitana de Campina Grande-PB, de onde todos se deslocaram para o Convento Ipuarana, após a celebração. O presidente da CAD, Diácono Izanildo Cordeiro, em comunicado sobre a exigência canônica de realizar o retiro, lembrou aos que não puderam participar agora que devem se comunicar com o Arcebispo Dom João Santos Cardoso e informar quando e onde realizarão o seu retiro.

O pregador do retiro foi o Monsenhor Jailton da Silva Soares, que fundamentou as pregações e reflexões no tema “Diaconia e Sinodalidade – Caminhar Juntos como Igreja servidora”, enfatizando o texto bíblico dos Discípulos de Emaús. Além das pregações, houve momentos de deserto, a oração das laudes e outras horas canônicas, recitação do terço de Nossa Senhora e adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção.

Foto: Diác. José Bezerra de Araújo