Home | Publicação | RETIRO CANÔNICO DOS DIÁCONOS DA ARQUIDIOCESE DE NITERÓI (RJ) FOI REALIZADO NESTE FINAL DE SEMANA

Compartilhe:

RETIRO CANÔNICO DOS DIÁCONOS DA ARQUIDIOCESE DE NITERÓI (RJ) FOI REALIZADO NESTE FINAL DE SEMANA

02/09/2024

RETIRO CANÔNICO DOS DIÁCONOS DA ARQUIDIOCESE DE NITERÓI (RJ) FOI REALIZADO NESTE FINAL DE SEMANA

Encerrando o mês vocacional e iniciando o mês dedicado à Sagrada Escritura, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro foi realizado no Atalaia o Retiro Anual Canônico dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Niterói (RJ), cujo tema central foi a "Oração na vida cristã", em consonância com o Ano Jubilar da Oração 2025, "A esperança não nos desaponta" (Rm 5, 5). O retiro foi iniciado com a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom José Francisco Rezende Dias.

Ao longo dos três dias os Diáconos foram agraciados com profundas meditações conduzidas por Dom José Francisco e pelo assessor para a Diaconia do Setor Sul,  Padre Pedro Paulo Neves. Os temas abordados ao longo do retiro proporcionaram um aprofundamento na rica experiência dos exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola, meditações, orações coletivas e individuais na busca pelo aumento da intimidade com o Senhor. 

As meditações, tendo como fio condutor o tema da oração, tocaram em diversos aspectos essenciais para a vida de um diácono permanente como: a importância de parar para escutar, o silêncio edificante do servo atento, o apostolado e seguimento de Jesus, a gratuidade divina, a oração no pensamento do Papa Francisco, a oração na vida de Jesus e dos Santos  e , por fim, como a construção da identidade diaconal passa pela oração.

O retiro foi um momento de renovação espiritual, permitindo que cada diácono revisitasse sua vocação e fortalecesse seu compromisso de viver uma vida dedicada à oração, ao serviço e à caridade cristã. A oração deve ser, prioridade, especialmente para o diácono, afim de sustentar seu ministério e sua família. Viver a dupla sacramentalidade exige do homem ordenado como Cristo servo uma relação amorosa e zelosa com Deus. “Tu rezas e a esperança cresce, avança. Diria que a oração abre a porta à esperança. A esperança existe, mas com a minha oração abro a porta. A oração é um respiro da fé.” (Papa Francisco).  Nessa perspectiva os Diáconos saíram com ânimo novo e com a certeza de que sabem a quem pedir, sabem a quem agradecer, sabem a quem servir (cf. 1 Ts 5, 24). Com as esperanças renovadas e com a fé realimentada na oração vivemos momentos de partilha e reencontros, suplicamos a nossa mãe, Maria Santíssima, que aponte seu amado Filho e nos oriente a “fazer tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5).

A Comissão Arquidiocesana dos Diáconos apresentou planejamento para formação continuada de 2024 / 25, incluindo um Simpósio Teológico. Momentos de deserto, Liturgia das Horas, oração meditada do terço, e com o momento ápice do retiro, a Santa Missa, presidida pelo referencial dos diáconos, Padre Wallace Dahan. Renovados, esperançosos e felizes, foi encerrado o retiro com a certeza de que "fazemos parte de uma família que se coloca a serviço de Deus pela salvação das Almas, o diacônio arquidiocesano". Participaram em parte do Retiro o diácono Anselmo Andrade, Presidente da CRD Leste 1, e diácono Edilson Ventura, Relações Públicas da CRD Leste 1.

* Colaboração: Diácono Carlos Murilo, presidente da CAD de Niterói (RJ)