Home | Publicação | SEM CARIDADE, NADA SOU

Compartilhe:

SEM CARIDADE, NADA SOU

21/11/2019

Dom Vicente Costa

“Atualmente permanecem estas três: a fé, a esperança, o amor. Mas a maior delas é o amor” (1Cor 13,13).

Caríssimos leitores e leitoras: Jesus nos ensina a amar como Ele nos ama, pois o Pai O enviou a nós para que Ele seja nosso Senhor e Salvador: “De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16).

São Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo, de várias formas em suas cartas, expressou esse amor de Jesus por toda a humanidade, e afirmou que esse amor deve nos transformar, nos mover: “O amor de Cristo nos impele, considerando que um só morreu por todos e, portanto, todos morreram. De fato, Cristo morreu por todos, para que os que vivem já não vivam para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2Cor 5,14-15).

O Apóstolo, também em sua Primeira Carta aos Coríntios, expressa muito bem esse amor traduzido em obras. Diz que podemos ter todo o conhecimento deste mundo, exercermos e termos todas as funções e todos os ministérios na comunidade e fazermos todo o tipo de caridade ao próximo, mas se não amarmos de verdade, de nada adiantaria, seríamos nada. Pois o verdadeiro amor “... é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo. O amor jamais acabará” (1Cor 13,4-8a).

O Senhor Jesus no Evangelho nos indica o amor como o novo mandamento da verdadeira identidade cristã: “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13,34). De fato, quando na comunidade se procura viver esse amor a Deus e ao próximo, realmente atraímos novos discípulos e damos testemunho do Senhor aos demais.

Jesus foi bem claro: amar a todos indistintamente, inclusive os nossos inimigos. No mundo em que vivemos, muitas vezes, se prega o ódio, a vingança e a indiferença. Mas, como discípulos missionários de Jesus, somos convidados a mudar de atitude frente a esse mundo, a sermos diferentes: “Ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Ora, eu vos digo: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem!” (Mt 5,43-44). Que Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor, sempre nos ajude a amar os nossos semelhantes e assim possamos dar testemunho desse amor verdadeiro, que vem de Deus e pode transformar totalmente a nós mesmos e o mundo em que vivemos.

DOM VICENTE COSTA é bispo diocesano de Jundiaí, que congrega 11 municípios da Região

Publicado originalmente em www.portaljj.com.br