Home | Publicação | "SEMANA SÃO LOURENÇO" - PARA SERVIR AS MESAS!

Compartilhe:

"SEMANA SÃO LOURENÇO" - PARA SERVIR AS MESAS!

04/08/2020

* Diácono Marcio Domingos Gardin

           Na expressão do tema coloco um toque de realismo histórico e destaco na dimensão eclesial os que chamados Diáconos que celebram dia 10 de agosto o seu dia, trazendo o padroeiro São Lourenço, diácono, mártir escolhido conforme o relato nos Atos dos Apóstolos para servir as mesas. Autêntico em sua experiência com Deus, feliz pela vocação entregou-se em oferta a Deus, seu íntimo amigo. 

            No olhar de Lucas dois dados são notados que se colocam além das mesas. De um lado o da função propriamente diaconal, de serviço e ministério assistencial, conhecida por outros livros do Novo Testamento que se encaixam no contexto das dificuldades materiais na comunidade primitiva e que se encontram também na atualidade. O outro dado seria dos pregadores e diretivos do grupo helenista. Talvez também se tenha chegado a tradição de que em Jerusalém existiam alguns nomes relevantes em partes concretas da comunidade que se encarregasse do serviço ministerial.

            Após a imposição das mãos e contando com a luz do Espírito Santo, os selecionados e vocacionados devem desempenhar a missão em concreto e assim levá-la de forma pratica. Na carta de Paulo aos Coríntios percebe-se que nas primeiras comunidades a consciência de que a diaconia já era uma concreta expressão do amor. Os primeiros diáconos exerciam seu ministério com honra e gratidão, apresentando-se como humildes pregadores da palavra. Hoje, a humildade é enriquecida com aprofundamentos teológicos que são buscados por cada um. Cabe destacar que Paulo criou uma teologia do diaconato, fazendo uma ligação entre o serviço de amor e o litúrgico.

            Entre a variedade das funções, além das mesas, podemos falar da acolhida nas casas, da coleta para ajudar os pobres, das refeições, da pregação da Palavra, da administração dos bens para o qual deviam ser muito prudentes, a fim de evitar críticas no que diz respeito ao uso dos bens e certamente para o serviço da coordenação das comunidades. Se torna claro o ministério diaconal que representa o Cristo Servo, principalmente do próprio múnus.

            O ponto chave de toda missão e que circula em torno da Igreja é buscar na “mesa” o sustento para superação e a dedicação nas tarefas da caridade. Recordo o conselho de São Policarpo: “Misericordiosos e diligentes, procedam em harmonia com a verdade do Senhor que se fez servidor de todos”.

            O carinho por esse ministério cresceu e ganhou o coração de muitos. Hoje no exercício do seu ministério, se doam a Igreja com seu tempo, compartilhando suas experiências profissionais e acadêmicas dando testemunho e acima de tudo inseridos no grande amor a Jesus, o Bom samaritano.

* Coordenador da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Curitiba (PR) / Mestrando em Teologia na PUCPR