Home | Publicação | SERVOS POR VOCAÇÃO: ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA (CE) ACOLHE 8 NOVOS DIÁCONOS PERMANENTES

Compartilhe:

SERVOS POR VOCAÇÃO: ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA (CE) ACOLHE 8 NOVOS DIÁCONOS PERMANENTES

15/08/2025

SERVOS POR VOCAÇÃO: ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA (CE) ACOLHE 8 NOVOS DIÁCONOS PERMANENTES

https://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/

A Catedral Metropolitana de Fortaleza (CE) acolheu, no dia 9 de agosto, às 19h, uma celebração solene e significativa para a Arquidiocese: a ordenação de oito novos diáconos permanentes. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gregório Paixão, OSB, que, por meio da imposição das mãos e da oração consecratória, conferiu o ministério diaconal aos candidatos, confirmando o chamado vocacional reconhecido e acolhido pela Igreja.

A solene Celebração Eucarística foi marcada pela reverência, pela solenidade e pela beleza da liturgia. A Catedral, repleta de familiares, amigos, presbíteros, religiosos, diáconos e fiéis vindos de diversas comunidades, tornou-se espaço visível da unidade e da comunhão eclesial. Na mesma noite, oito irmãos receberam o ministério ordenado do Diaconato Permanente: Aderaldo Ribeiro de Queiroz Júnior, Aristeu de Holanda Cavalcante Neto, Francisco das Chagas Mesquita de Queiroz, Francisco Erlanio Pinheiro Machado, Fernando Willame da Silva Morais, Luis Gonzaga Barbosa Sousa, Jackson César Coelho Santiago e Francisco Sérgio Cunha de Oliveira.

Chamados a servir com humildade e caridade

O diaconato permanente é uma vocação que floresce no coração da Igreja. Restabelecido no Ocidente a partir do Concílio Vaticano II, ele representa um ministério ordenado, próprio e estável, voltado ao serviço da Palavra, da Liturgia e da Caridade. Conforme o Catecismo da Igreja Católica (§1571-1572), o diácono é configurado a Cristo, que se fez “servo de todos”.

Testemunhos de fé e emoção

Os momentos mais tocantes da celebração incluíram o rito da prostração durante a Ladainha de Todos os Santos, sinal visível da entrega total dos candidatos a Deus. Entre os que receberam o ministério, os testemunhos emocionados refletem a profundidade desse passo. “No dia da minha ordenação diaconal, vivi uma alegria imensa, fruto de um momento esperado por muitos anos por mim e por minha família. Senti-me respondendo a um chamado que Deus me fez há muito tempo e que, nesta celebração, se tornou realidade concreta”, partilhou o Diácono Aristeu de Holanda Cavalcante Neto. “O momento da prostração foi extremamente forte. Saber que naquele instante o Espírito Santo está efetivamente transformando nossas vidas é algo indescritível. E ver meus filhos também prostrados diante de Deus reforçou o sentido profundo dessa entrega. Hoje posso dizer com Maria: ‘O Senhor fez em mim maravilhas!’ (Lc 1,49)”, concluiu, emocionado.

Na mesma sintonia, o Diácono Jackson César Coelho Santiago destacou o sentimento de gratidão e a consciência da missão: “Foi um momento de profunda emoção, marcado pela gratidão e pela alegria. Gratidão a Deus, que chama e capacita, e a todos que fizeram parte dessa caminhada: familiares, amigos, formadores, padres, comunidades e todos que ofereceram apoio, oração e carinho”, afirmou. “Essa alegria nasce do chamado acolhido com amor e da certeza de que não estamos sozinhos. A ordenação marca o início de uma grande missão: servir com humildade e caridade, anunciar o Evangelho com fidelidade e ser sinal do amor de Cristo no mundo. É um novo passo na vocação, com desafios e responsabilidades, mas com a confiança de que ‘Aquele que chama é fiel e é Ele quem agirá’ (1Ts 5,24).”

Igreja viva, vocações fecundas

A ordenação dos oito novos diáconos é sinal de uma Igreja viva, que acolhe com alegria os dons que o Espírito Santo suscita em seu seio. O diaconato permanente é uma resposta concreta à necessidade de evangelização nos tempos atuais, especialmente no serviço aos pobres, na animação das comunidades e na promoção da caridade pastoral. Com a ordenação, esses homens — muitos deles casados e pais de família — assumem o compromisso de serem ponte entre o altar e a vida concreta do povo, entre a Palavra proclamada e a prática do amor cristão.

A Arquidiocese de Fortaleza se une em oração por esses novos servidores, pedindo a Deus que os fortaleça no exercício fiel e generoso de seu ministério, para que continuem sendo luz no meio do povo e reflexo do Cristo Servo, que “não veio para ser servido, mas para servir”.