Home | Publicação | Tempo de meditar, tempo de agir

Compartilhe:

Tempo de meditar, tempo de agir

09/11/2009

Diácono José Carlos Pascoal

Assessor de Comunicação da CND (ENAC) e Presidente do Regional Sul 1

O Tempo da Quaresma é tempo propício para ouvir, “descansar” no Senhor, silenciar o mais possível, rezar e agir. Essas cinco modalidades são constante desafio para os cristãos dos tempos atuais.

OUVIR em meio ao barulho ensurdecedor do mundo. Sons de todos os tipos e para todos os gostos (ou desgostos). Que impede de ouvir adequadamente, até mesmo nos “papos” amigáveis. Mas precisamos enfrentar o desafio da distração, da pressa para ouvir, principalmente a Palavra de Deus.

DESCANSAR NO SENHOR, buscar refúgio naquele que nos acolhe, conforta, consola e acalma. Quaresma é tempo de refletir sobre nossa caminhada de cristão. Às vezes “metemos os pés pelas mãos” porque estamos estressados, depressivos e buscamos remédio sem consulta médica, isto é, sem ouvir o Senhor, sem buscar nele o refúgio e as “saídas” das nossas crises.

SILENCIAR O MAIS POSSÍVEL, ouvir mais e falar menos. Agindo assim, talvez erremos menos e daremos oportunidade aos outros de falar. Enquanto falam, silenciamos e ouvimos: assim daremos tempo para que o Espírito Santo nos dê o discernimento sobre o que falar.

REZAR para que continuemos fiéis àquele que é Fiel. Diz o ditado popular que “quanto mais se reza, mais tentação aparece”. O Tentador procura perturbar justamente aquele que reza mais para que reze menos, para que se canse de rezar, para que se omita na oração. Há um tempo para tudo: porque às vezes somos escravos do relógio para atendermos tantos compromissos e não achamos tempo para rezar como convém? Eis outro grande desafio.

AGIR na Missão, na Evangelização, na Catequese, no Testemunho. Agir em favor dos pobres, dos menos favorecidos, dos excluídos desta sociedade cada vez mais consumista e elitista. A Diaconia deve ser exercida por todos os batizados. O Dom do serviço é Dom do Amor/Caridade. Do Diácono exige-se mais ainda.

A Palavra ouvida e aplicada na Vida nos remete à celebrar com Alegria a Sagrada Liturgia. A Palavra ouvida na Liturgia nos leva à prática da Caridade. A Caridade praticada nos leva à louvar a Deus com Alegria na Sagrada Liturgia. A Liturgia vivida e celebrada nos leva à compreender e viver a Palavra de Deus.

Parece uma roda vida, mas cada vez mais aperfeiçoada pela Palavra, Liturgia e Caridade. Como se diz popularmente: uma coisa puxa outra. Então é Tempo de Praticar para Viver a Vida na Graça (de graça).

Data do artigo: 09/11/2009